Quais são as melhores taxas de juro de depósitos a prazo? Ou melhor, quais são os melhores depósitos a prazo em 2024?
Arregaçámos as mangas e fomos visitar os sítios de 23 instituições financeiras a operar em Portugal: 22 bancos com oferta de depósitos a prazo e o IGCP, que coloca no mercado certificados de aforro e certificados do tesouro.
Como resultado desse trabalho de análise da informação disponível nos sítios oficiais da internet, recolhemos dados para cerca de 300 aplicações financeiras de baixo risco, essencialmente depósitos a prazo.
Juntámos tudo num ficheiro excel informação sobre: banco, nome do depósito, prazo, taxa de juro, ligação para a respetiva ficha de informação normalizada, indicações sumárias sobre a mobilização do depósito, penalizações, possibilidade de renovação ou de reforço, entre outros.
Agora, além de disponibilizarmos o ficheiro a quem lhe dê utilidade, iniciamos a análise de alguns aspetos desta oferta.
Neste e noutro artigos e páginas deste sítio especializado que iremos atualizar ao longo dos próximos tempos, marcaremos a reativação do “Melhores Depósitos a Prazo“, sempre em parceria com o Economia e Finanças.
Em jeito de provocação ou teaser, eis uma síntese das maiores Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) praticadas em cada prazo para cada uma das 23 instituições.
Fica desde já a ressalva que, no caso dos Certificados do Tesouro e de Depósitos, com uma lógica similar, optámos por os partir às postas, ou seja, simular o retorno que se receberia se o resgate ocorresse de forma antecipada, em cada aniversário da subscrição.
Para mais detalhes siga-nos ou explore o por si o ficheiro excel com ligação disponível em: Melhores Depósitos a Prazo – Última Atualização.