As atuais taxas euribor antecipam descida de juros – 2024 como procuramos demonstrar neste artigo. Com as melhores taxas de juro dos depósitos a prazo a passar ligeiramente os 4% TANB para depósitos promocionais e havendo quase 60 depósitos a prazo a remunerar acima dos 3% de TANB, qual é o cenário futuro para os próximos meses de depósitos a prazo?
Uma forma de compreender quais as expectativas de evolução das taxas de juro passa por comparar as próprias taxas de juro da Euribor para os vários prazos.
As Euribora 3, 6 e 12 meses
Numa consulta ao sítio https://www.euribor-rates.eu/ a 25 de março de 2024 foi possível identificar que estamos perante uma curva invertida nos juros, ou seja, as taxas de juros são superiores nos prazos mais curtos, diminuindo à medida que os prazos aumentam.
Até finais de novembro de 2023, a euribor a 3 meses era inferior à euribor a 12 meses como se pode verificar no gráfico.
Por exemplo, a 22 de março de 2024, a Euribor a 3 meses fixou-se nos 3,903 %. Isto ocorreu no mesmo dia em que a Euribor a 6 meses se estabeleceu nos 3,874 %.
Avançando para Euribor a 12 meses a taxa foi ainda inferior: 3,682 %.
Habitualmente, um dos fatores que determina a “curva” das taxas de juro é a maturidade, ou seja, o prazo.
Num depósito a prazo, é natural que quanto mais tempo seja necessário esperar para obter o juro, maior será o prémio de termos o dinheiro emprestado ao banco, ou seja, maior deverá ser a taxa de juro. Mas esse é apenas um dos possíveis aspetos que contribuem para a fixção das taxas de juro.
Neste momento, o aspeto mais importante é mesmo a política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que, tudo leva a crer, irá iniciar um processo de descida das taxas de juro, bem mais lento do que o aplicado nas subidas.
A expectativa criada por esse comportamento futuro, está a contribuir decisivamente para que as taxas de juro dos depósitos a prazo – fortemente relacionadas com a Euribor – sejam já mais baixas em depósitos a 12 meses do que em depósitos a 3 meses.
E quem consulte com atenção o nosso ficheiro excel com mais de 300 depósitos a prazo, poderá constatar que há vários banco que apresentam uma curva de taxas de juro precisamente imitando o comportamento do Euribor: oferecem juros mais altos a 3 meses ou a 6 meses do que a 12, 18 meses ou mais anos.
Swaps da Euribor
Se considerarmos ainda informação de produtos derivados que procuram apostar na evolução da euribor a mais longo prazo (swaps da Euribor a 3 e a 6 meses, por exemplo), constata-se que a expectativa atual é a de que em três anos as taxas de juro euribor nos vários prazos estejam abaixo dos 3%, ficando muito próxima dos 3% daqui a dois anos.
Mas esta são apenas apostas do mercado.
No final, tudo dependerá do ritmo de descida adotado pelo BCE e, claro, da sempre caprichosa atividade económica.