Quais os melhores depósitos a prazo a 2 anos? Talvez o prazo mais adequado para se constituir um depósitos seja para muitos uma poupança a dois anos. Para esta maturidade encontramos algumas das melhores taxas de juro em depósitos não promocionais (de bancos inscritos no Fundo de Garantia de Depósitos português), encontramos garantidamente retorno acima da inflação e encontramos uma defesa para eventuais descidas adicionais das taxas de juro aplicadas no mercado interbancário (como a euribor) ou aplicadas pelo Banco Central Europeu.
Nenhum dos depósitos que surge na próxima tabela é promocional e todos prometem oferecer mais do que a inflação esperada para 2013 (cerca de 1%) e 2014 (as previsões para 2014 ainda são demasiado incertas, mas a Comissão Europeia estima que seja de 1,3%).
Quanto ao tipo de taxa de juro aplicável a cada depósitos há-as quase para todos os gostos: fixas, crescentes, pagamentos anuais, semestrais, trimestrais ou mesmo com juros pagos logo na constituição de depósito. Aliás estes últimos merecem um destaque especial pois se forem constituídos até 31 de dezembro deverão ver-lhe aplicada uma taxa de IRS de 26,5% e não de 28% permitindo assim evitar o novo aumento fiscal previsto no Orçamento do Estado de 2013. Note-se que um mesmo depósito remunerando exatamente o mesmo mas cujos juros sejam pagos no final ficará sujeito à taxa liberatória de IRS que esteja em vigor à data do final do depósito.
Note-se que nem todos os depósitos permitem levantamentos antecipados e todos admitem algum tipo de penalização. O TOP 3 é ocupado pelo ‘Depósito 2 anos” do Banco Invest que paga uma TANB de 4% para um depósito mínimo de €2000. O ActivoBank surge de seguida ocupando a segunda e terceira posição oferecendo em ambos os depósitos – o ‘Poupança Objetivo‘ e o ‘Net Ativo‘ – uma TANB de 3,75% admitindo que o depósito se constitua sem limite mínimo ou com pelo menos €500 respetivamente. Há ainda mais oito depósitos acima de uma TANB de 3%.
Bons negócios!
(Dados recolhidos a 11 de novembro de 2012)
E agora as ligações para as respetivas Fichas de Informação Normalizadas (FIN) pela mesma ordem: