Banco Best – taxas de juro e depósitos a prazo em comercialização em janeiro de 2013

Finanças pessoais

O mês de janeiro está a trazer uma queda algo dramática das taxas de juro com que são remunerados muitos depósitos a prazo. À medida que vamos percorrendo os sítios dos vários bancos para atualizarmos a nossa base de dados vamos constatando este facto. No caso do Banco Best nem o próprio depósito promocional para novos clientes foi poupado à revisão em baixa. Este depósito em concreto, viu a sua taxa de remuneração cair de 4,75% para 4,5%. Ainda assim este continua a ser um dos melhores depósitos do mercado a 3 meses (90 dias) e a ter características particulares e pouco comuns como sejam a de pagar os juros à cabeça, ou seja, remunera no ato de constituição do depósito.

E como será o dia seguinte, quando o depósito promocional terminar e continuar a ser cliente do Banco Best? Eis a lista de depósitos disponíveis com as taxas consultadas no dia 5 de janeiro de 2013:

PrazoNome do DepósitoTANBTANL
 NºUnidade
3meses4,5% já (Não Mobilizável)4,53,240
3mesesStandard21,440
1anos(s)Standard1,51,080
6mesesStandard1,51,080
1mesesStandard0,50,360
2mesesStandard0,50,360
15diasStandard0,50,360
7diasStandard0,50,360

Finanças pessoaisO Banco Best pode ter um dos melhores depósitos promocionais mas se o seu objetivo for o aforro, o Banco Best (agora Best Bank) está longe de ser a melhor oferta do mercado. Ainda assim, assumindo que a taxa de inflação em 2013 não deverá superar 1% é possível que a remuneração real dos depósitos a 3 meses (1,44% TANL) e a 1 ano e 6 meses (1,08 TANL) seja positiva e talvez até mais interessante do que a existente em boa parte de 2012. Na realidade, a expectativa de queda da taxa de inflação deverá ser muito mais abrupta que a dos depósitos dado que a margem para redução destes (por via de influência da evolução da Euribor) é agora muito menor.

Se o objetivo ao fazer-se cliente do Banco Best for um mix entre aforro e investimento de mais elevado risco (em valores mobiliários, fundos de investimento, etc), nesse caso valerá a pena consultar o preçário da instituição e a oferta disponível (que não só os depósitos a prazo) e comparar com a concorrência. Em caso de forte semelhança entre concorrentes, nesse caso o chamariz do depósito a prazo promocional pode ajudar na decisão final. E, não se esqueça, ninguém fica obrigado a ser cliente de um banco se entretanto encontrar uma oferta melhor.

Pode encontrar mais detalhes sobre estes depósitos ou de qualquer outro dos 18 bancos que seguimos na página de Depósitos a Prazo do Economia e Finanças onde disponibilizamos um ficheiro excel para consulta  – contem ligações para as respetivas fichas de informação normalizadas.

Bons negócios!

5 comentários a "Banco Best – taxas de juro e depósitos a prazo em comercialização em janeiro de 2013"

  1. Boa tarde, o PrivatBank é um banco seguro? Visto ser um banco da Letonia.
    Tem as mesmas garantias que um banco Portugues?
    Obg

  2. Este banco rege-se pelas garantias do estado da Letónia

  3. Caso deseje encerrar a conta no Banco Best após os 3 meses de duração do depósito a prazo promocional para novos clientes, terei de pagar alguma taxa ou valor?

    • O banco declara publicamente no seu sítio que não há custos de manutenção nem saldos mínimos obrigatórios pelo que se, findo o depósito, não desejar voltar a movimentar a conta não terá custos.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*