Depósitos com TANB acima dos 0,84% já podem oferecer ganho real em 2013

Segundo a previsão mais recente da Comissão Europeia a taxa de inflação em Portugal no corrente ano poderá não ir além dos 0,6%, um valor abaixo dos 0,9% previstos pelso governo ou pelo Banco de Portugal (0,9%). Sabemos assim que, em média, para conseguirmos comprar um mesmo cabaz de bens e serviços que adquiriamos por €100 no início do ano, precisaremos de ter €100,60 se quiseremos adquirir no início de 2014, isto a confirmar-se a previsão. Recorde-se que em 2012 a taxa de inflação foi de 2,8%

Uma inflação de 0,6% será o segundo valor mais baixo desde que há registos (tivemos pontualmente deflação ou descida de preços em 2009) e tem uma consequência direta na remuneração real dos depósitos a prazo.

Para apurarmos a taxa de juro real (a que mede o ganho de poder de compra) deveremos sempre descontar à taxa de juro anual nominal bruta os impostos mas também a expectativa de crescimento de preços. Ora quanto à inflação, se em 2012 à TANB deveriamos ter descontado algo como 2,8% (a inflação que se veio a verificar) em 2013 “bastará” descontar 0,6% o que conduzirá a que, se as taxas de juro  (TANB) se mantivessem, váriso depósitos a prazo passariam a oferecer um ganho real de poder de compra, algo que era raro em 2012.

Assim, neste momento, com a informação disponível, qualquer depósito a prazo que ofereça uma TANB acima dos 0,84% deverá permitir combater o efeito de inflação ou mesmo permitir um ganho real significativo. Em 2012 só taxas acima de 3,89% terão garantido tal resultado.

Um depósito com TANB de 3,5% em 2012 ofereceria um ganho real negativo de cerca de 0,28% (descontado o IRS e a inflação). Em 2013, a confirmar-se a inflação de 0,6%, um depósito com igual taxa oferecerá um ganho real de 1,92%.

E assim, mesmo com as taxas de juro dos depósitos a prazo em queda (agora mais moderada) constata-se que em termos reais, em 2013 poderão de facto estar a tornar-se mais interessantes para quem procura algum ganho real com baixo risco.

3 comentários sobre “Depósitos com TANB acima dos 0,84% já podem oferecer ganho real em 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.