Juros dos certificados de aforro – janeiro de 2015

As taxas de juro dos certificados de aforro têm registado oscilações muito ligeiras ora no sentido ascendente ora descendente. Em janeiro de 2015 as novas subscrições de certificados de aforro ou os certificados da série C já existentes cujo trimestre coincide com janeiro serão remunerados à taxa anual nominal bruta (TANB) de 3,069% (3,068% em dezembro de 2014).

Quanto aos certificados do tesouro poupança mais, o novo ano não trouxe novidade o que significa que, para já, a remuneração no primeiro ano se mantém nos 2,75% e as dos anos seguintes igualmente idênticas às fixadas desde o lançamento deste produto. Por memória:

Taxa de juro fixa para cada ano da aplicação:

  • 1.º ano – 2,75%;
  • 2.º ano – 3,75%;
  • 3.º ano – 4,75%;
  • 4.º ano – 5%;
  • 5.º ano – 5%.

Com eventual prémio no 4º e 5º ano caso o PIB registe uma taxa positiva: “No 4º e 5º ano, ao valor da taxa de juro fixada, acresce um prémio correspondente a  80% do crescimento médio real do PIB nos últimos quatro  Trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros. Este prémio será divulgado pelo IGCP, no seu sítio na internet, no penúltimo dia útil do mês anterior à data de pagamento de juros.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.