Taxas Euribor Renovam Mínimos Históricos

É um facto as taxas euribor renovam mínimos históricos. Na sequência da declarações de 22 de outubro por parte de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) nas quais informou que o BCE está disposto a recorrer a todos os instrumentos de política monetária convencionais e não convencionais para atingir os seus objetivos quanto à estabilização da Zona Euro e às metas para a evolução dos preços, constata-se que as taxas euribor reagiram.

 

Taxas Euribor Renovam Mínimos Históricos

Entre as medidas que o BCE poderá utilizar em dezembro para reforçar a sua política de facilitação de acesso ao dinheiro contam-se as taxas diretoras como a taxa de juro dos depósitos colocados junto do BCE ou de prestação de liquidez. Estas taxas estão presentemente num patamar que o BCE rotulou de “limiar inferior”, contudo, reviu agora essa afirmação admitindo que as taxas possam descer o que implicará juros nominais e reais ainda mais negativos do que os atuais, penalizando quem coloca reservas junto do BCE em vez de as colocar no mercado a financiar atividades produtivas. Ora estas taxas diretoras condicionam a evolução da Euribor nos seus vários prazos e a promessa de ação em dezembro de 2015 está assim a ser descontada desde já nas taxas euribor de finais de outubro.

No passado dia 26 de outubro, a euribor a 3 meses fixou-se nos -0,064%, menos 0,003 que na sessão anterior. A euribor a seis meses nesse mesmo dia foi de 0,044%, menos 0,002 que na sessão anterior e, finalmente, a euribor a 12 meses foi de  0,110%, menos 0,004 pontos percentuais que na sessão anterior. Ou seja, as três registaram mínimos históricos, sendo provável que continuem a descer.

Recordamos que a euribor a três meses faz parte da fórmula que determina a taxa de juro dos certificados de aforro e que as euribor em geral influenciam as taxas de juro com que os depósitos a prazo são remunerados e às quais os empréstimos são taxados.

Se está com pendor aforrador recomendamos que procure as melhores taxas de juro dos depósitos a prazo, um repositório de informação que iremos continuar a atualizar com regularidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *