A reputação dos bancos a operar em Portugal em 2014 foi aferida pelo Reputation Institute através de um inquérito realizado entre outubro de 2013 e março de 2014 a clientes bancários portugueses.
O estudo de 2014 feito por esta instituição internacional a operar em Portugal através da On Strategy e foi detalhado pelo Dinheiro Vivo.
Segundo este estudo o BPI é o Banco cuja reputação tem aumentado mais rapidamente ao longo dos anos.
Entre outra informação o estudo apresenta a seguinte hierarquização do top 5 dos bancos segundo a sua reputação:
1º Caixa Geral de Depósitos
2º Montepio Geral
3º Santander Totta
4º Deutsche Bank
5º BPI
O Deutsche Bank, por outro lado, deve boa parte da sua reputação ao facto de ser um banco de direito alemão beneficiando a credibilidade da economia alemã.
A CGD lidera pela credibilidade que o suporte do acionista Estado lhe confere e o Montepio Geral é considerado com reputação elevada por ser uma associação mutualista com um melhor alinhamento da gestão face aos mutuários. Finalmente, a dimensão internacional do grupo Santander servirá de argumento importante para a sua avaliação reputacional.
Como complemento a esta análise baseada num inquérito recomendamos aos nossos leitores a analisarem os vários rankings disponibilizados pelo Banco de Portugal nos seus frequentes relatórios de supervisão comportamental nos quais surgem indicações sobre o número de reclamações de clientes bancários por produto comercializado e instituição bancária, entre outros.