Reputação dos Bancos a operar em Portugal em 2014

A reputação dos bancos a operar em Portugal em 2014 foi aferida pelo Reputation Institute através de um inquérito realizado entre outubro de 2013 e março de 2014 a clientes bancários portugueses.

O estudo de 2014 feito por esta instituição internacional a operar em Portugal através da On Strategy e foi detalhado pelo Dinheiro Vivo.

Segundo este estudo o BPI é o Banco cuja reputação tem aumentado mais rapidamente ao longo dos anos.

Entre outra informação o estudo apresenta a seguinte hierarquização do top 5 dos bancos segundo a sua reputação:

1º Caixa Geral de Depósitos

2º  Montepio Geral

3º Santander Totta

4º Deutsche Bank

5º BPI

 O Deutsche Bank, por outro lado, deve boa parte da sua reputação ao facto de ser um banco de direito alemão beneficiando a credibilidade da economia alemã.

A CGD lidera pela credibilidade que o suporte do acionista Estado lhe confere e o Montepio Geral é considerado  com reputação elevada por ser uma associação mutualista com um melhor alinhamento da gestão face aos mutuários. Finalmente, a dimensão internacional do grupo Santander servirá de argumento importante para a sua avaliação reputacional.

Como complemento a esta análise baseada num inquérito recomendamos aos nossos leitores a analisarem os vários rankings disponibilizados pelo Banco de Portugal nos seus frequentes relatórios de supervisão comportamental nos quais surgem indicações sobre o número de reclamações de clientes bancários por produto comercializado e instituição bancária, entre outros.

Um comentário sobre “Reputação dos Bancos a operar em Portugal em 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.