Banco BIG: dos melhores a informar sobre depósitos a prazo

O Banco BIG, recente vencedor do título de “Melhor Médio e Pequeno Banco” e de “Médio e Pequeno Banco mais sólido” atribuídos pelo júri convidado pela Revista Exame (ver “Quais os melhores bancos e os bancos mais sólidos a operar em Portugal? – 2012“), destaca-se pela positiva na área de que mais se ocupa este sítio por várias razões.

1. Uma delas que não é de todo despicienda é a facilidade com que se pode aceder e consultar a informação sobre todos os depósitos a prazo disponíveis nesta instituição. Apesar de ter 19 depósitos a prazo diferentes em oferta pública, basta ao investidor interessado aceder a uma única página (sobre “Todos os depósitos“) para aí encontrar o elenco dos depósitos com informação básica consultável sem mudar de página como seja:

  • o nome do depósito,
  • o prazo,
  • a TANB,
  • o mínimo a investir,
  • o máximo bem como
  • a ligação para a respetiva ficha de informação normalizada (FIN) e
  • uma ligação que permite iniciar o processo de constituição do depósito.

Sendo o Banco BIG um banco que nasceu no meio online não surpreende que tenha na usabilidade uma das grandes vantagens face à concorrência.

2. Outro dos aspectos em que o Banco BIG se destaca é sobre o que concluímos após a análise do pacote completo de depósitos em oferta. O BIG tem uma dupla de depósitos a prazo promocionais muito competitiva: o super depósito 4,0% a seis meses e o super depósito 4,5% a três meses, ambos para novos clientes e em subscrição desde os €500. Não constituem a melhor oferta do mercado (o Privat Bank ou o depósito promocional do Banco Best superam as taxas, por exemplo) contudo, quando combinados com a oferta disponível no dia seguinte ao fim do depósito promocional percebemos que o Banco BIG é um sério competidor nos depósitos a prazo.

3. Finalmente, uma nota de destaque para a própria diversidade da oferta. Os 19 depósitos disponíveis oferecem múltiplos prazos, do mês aos 5 anos, de capitalização ou com entrega regular de juros, escalonados por valor mínimo de investimento e liquidez, premiando-se os maiores montantes e maiores períodos de imobilização mas, ainda assim, conseguindo disponibilizar uma oferta e uma remuneração para pequenos investidores próxima do máximo permitido pela Banco de Portugal (sem implicar penalizações de capital). Para bancos comparáveis (sediados em Portugal) é comum o Banco BIG ter depósitos no TOP 5 ou mesmo no TOP 3 para vários prazos/montante.

E concluímos assim, o primeiro destaque singular a uma instituição financeira em matéria de depósitos a prazo. Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.