Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro – Dezembro 2017

Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro - Dezembro 2017Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro - Dezembro 2017

Utilizando a recolha de mais de 200 depósitos a prazo que se encontram em promoção pública nos sítios da internet de 20 bancos a operar em Portugal, decidimos comparar as melhores ofertas de depósitos – em termos de taxas de juro – com a opção de manter em carteira certificados do tesouro poupança crescimento durante um a sete anos, ou seja, no máximo até à maturidade limite deste produto recente.

 

Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro

Da comparação resusta que para as maturidades comparáveis, e sem contar com o eventual prémio associado ao crescimento do PIB existente a partir do segundo ano, nos certificados do tesouro poupança crescimento, os melhores depósitos a prazo existentes no mercado batem os certificados do tesouro.

Sublinha-se que nos referimos à comparação direta com os depósitos com as melhores taxas. Se a comparação se fizesse pelos valores médios de taxa dos depósitos em cada maturidade, certamente os certificados do tesouro se revelariam como muito competitivos. Afinal, basta ter presente que em outubro de 2017, a taxa de juro de novos depósitos (de prazo superior a 1 ano)  a empresas e famílias, em Portugal, foi de 0,39%, um valor muito inferior ao dos melhores depósitos a prazo ou dos certificados do tesouro para esses prazos.

Um coisa é certa, os certificados do tesouro poupança crescimento são significativamente menos competitivos do que os seus antecessores certificados do tesouro poupança mais, quando comparados com os melhores depósitos a prazo em cada maturidade.

Olhando estritamente para as melhores taxas de juro nos depósitos a prazo nas maturidades representadas no gráfico, é oportuno sublinhar que para os prazos até um ano estamos na presença, geralmente, de taxas promocionais para captar novos clientes ou novos capitais pelo que o formato em U da curva de rendibilidade é, pelo menos, excessivamente pronunciado.

Pode encontrar a indetificação dos melhores depósitos para cada maturidade ou no ficheiro completo com as melhores taxas de juro ou consultando o menu do nosso blogue, acedendo à pagina de cada maturidade (3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 e mais anos).

Bons negócios!

 

Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro - Dezembro 2017

Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro – Dezembro 2017

 

 

 

 

Faça o primeiro comentário a "Depósitos a Prazo versus Certificados do Tesouro – Dezembro 2017"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*