O Montepio é o banco em crise que se segue?

O Montepio é o banco em crise que se segue? Começa a ser raro passar um fim-de-semana sem novos episódios que minam a confiança no sistema financeiro e bancário em particular. Desta vez é o Montepio Geral que está sobre dupla suspeita: por um lado já estaria a ser auditado de forma particularmente empenhada (auditoria forense, para recolha de prova) por parte do Banco de Portugal, por outro surgem notícias ainda pouco claras que avançam que estará exposto em largas centenas de milhões de euros a dívida não garantida associada ao universo Espírito Santo.

O que deve um pequeno aforrador fazer perante mais estas suspeições?  Olhar para o que se passou com o BES e ficar descansado. No BES, com exceção dos depositantes associados à família espírito santo e à administração do banco, todos os depósitos foram garantidos, mesmo os que superavam os €100.000.

Se tem até €100.000 como titular no Montepio Geral já sabe que tem a garantia de Fundo de Garantia de Depósitos. Se tem mais, tem o conforto não absoluto mas confirmado muito recentemente de que o mais provável é que esteja também assegurado como sucedeu no BES/Novo Banco. Ainda assim o assunto poderá vir a exigir alguma reflexão adicional caso se vierem a confirmar problemas adicionais de liquidez ou solvência que estão longe de se terem confirmado com as últimas notícias.

6 comentários sobre “O Montepio é o banco em crise que se segue?

  1. Ja me bastou ser enganado pelo BES, por isso e perante noticias que tenho
    lido, Montepio segue mesmo caminho, ja não sei onde meter a poupança.
    Dinheiro da troika é todo para a Banca e ela nao desenvolve e consome tudo.

  2. Vou já levant a minha poupança que muito me custou a ganhar, como é possivel depois de tudo o que se passou com a banca, continuarem a deixarem-se em actividade entidades que consta terem problemas, porque nao se mostram os resultados da auditoria.

  3. Tenho conta no banco Montepio e tenho confiança no banco.
    Acho que o banco de Portugal esta a arranjar uma desculpa para o que aconteceu no BES e esta tentar desculpar-se com o bom nome de outros bancos .
    é um banco que acredito e tenho confiança nas pessoas que estão a frente.

  4. ISTO NÃO TEM HIPÓTESE ANDAM OS QUE POUPARAM A TRABALHAR , E A ENTREGAR O QUE TEM A XULOS DINHEIRO DOS BANCOS CÁ PARA FORA JÁ , NÃO AO SUSTENTO DE XULOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.