Taxa de juros dos certificados de aforro regressa às quedas em dezembro de 2014

Depois de em novembro ter interrompido marginalmente a sucessão de meses em que se vinha registando uma queda das taxas de juro dos certificados de aforro, fixando-se nos 3,071%, a taxa de juros dos certificados de aforro regressa às quedas em dezembro de 2014, com a queda adicional da euribor a três meses, a taxa de juro dos certificados de aforro que se renovam ou que sejam subscritos no mês corrente será a mais baixa em largos meses: 3,068%.

A diferença é mínima e, em rigor, como se pode constatar na nossa página com os melhores depósitos a prazo (que também inclui os produtos de dívida pública colocados junto dos particulares), os certificados de aforro continuam a ganhar competitividade face aos depósitos. Na realidade, as taxas de juro médias dos depósitos a prazo continuam a descer a um ritmo mais acelerado do que as dos certificados, assim como a própria taxa de inflação pelo que, em termos reais, apesar da descida da taxa de juro dos certificados, o poder de compra dos aforradores que neles invistam tem estado a aumentar dado que os preços do cabaz de compras dos consumidores está a ficar mais barato, mais depressa que o preço a que é remunerado o dinheiro poupado. Este último aspeto, ainda que em menor grau, também é verdade para a generaldiade dos depósitos a prazo se tomarmos em conta a evolução dos últimso anos.

Quanto aos certificados do tesouro poupança mais, não há novidades o que quer dizer que o que aqui escrevemos no artigo “Certificados do Tesouro Poupança Mais Pagam os Primeiros Juros em Novembro de 2014” se mantêm. Ainda não foi este mês que o governo deu indicações para a descida de taxa o que garante que este produto continue a ser dos mais atraentes numa perspetiva de investimento a mais de dois anos e até à sua maturidade (ao fim de cinco anos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.