Conheça os certificados de aforro série E

Conheça os certificados de aforro série EConheça os certificados de aforro série E e os locais adicionais de subscrição.

Depois de terem sido criados os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) que vieram substituir os Certificados do Tesouro Poupança Mais, o IGCP encerra série D dos Certificados de Aforro e lança a série E.

Conheça os certificados de aforro série E

O que distingue as série D da série E? A principal distinção será o facto de deixar de ser autorizada a existência de um movimentador da conta, além do seu titular. Essa possibilidade sempre existiu nas anteriores séries dos certificados de aforro, mas foi eliminada segundo aviso do IGCP de 7 de novembro de 2017, já divulgado após a versão inicial deste artigo ter sido escrita.

Na prática, as condições de subscrição e mobilização dos certificados de aforro são harmonizadas com as dos certificados do tesouro.

Além disto muda muito pouco.  Na realidade, as restantes características das duas séries mantêm-se, das taxas de juro à duração (10 anos), passando pelos juros capitalizáveis ou pelo mínimo de subscrição (100 unidades totalizando um investimento mínimo de €100).

Uma outra diferença prende-se com o fim do título em papel que era entregue aos aforradores após a subscrição dos certificados de aforro e com os locais onde os certificados de aforro podem ser subscritos.

Quanto aos aspetos formais, o IGCP indica o seguinte:

“Por forma a agilizar o processo de subscrição e reembolso, os certificados de aforro da «série E» adotam por um lado a forma de valores escriturais nominativos, o que torna desnecessária a emissão de títulos físicos, e por outro a designação de um movimentador para a subscrição.”

Quanto aos locais de subscrição e resgaste em tempo real, as alterações referem-se ao alargamento das opções pois os certificados de aforro (e também os certificados do tesouro) vão poder ser subscritos nos Espaços do Cidadão espalhados por todo o país. Para já apenas em alguns como pode ser constatado nesta lista.

Mantém-se ainda como opção os locais até aqui habituais para a subscrição e resgate, ou seja, através do AforroNet, nas lojas dos CTT — Correios de Portugal, S. A., ou, como dissemos, em algumas das lojas da rede de Espaços Cidadão.

Conheça os certificados de aforro série E

Conheça os certificados de aforro série E e os locais adicionais de subscrição.

 

Pode conhecer todos os detalhes sobre os certificado de aforro série E consultando a  Portaria 329-A/2017 

Bons negócios!

Faça o primeiro comentário a "Conheça os certificados de aforro série E"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*